NotíciasTecnologia

IA potencializa o mercado de seguros e reforça importância da Inteligência Humana

Nesta terça-feira, dia 12, foi aberto o CQCS Insurtech & Inovação, que levou os mais de dois mil participantes à reflexão sobre o papel da tecnologia, destacando a importância da inteligência humana.

Pedro London, diretor executivo do CQCS, realizou a abertura do evento e iniciou seu discurso agradecendo a presença de todos. Ele valorizou a jornada de trabalho ao lado do Gustavo Doria Filho, idealizador do evento. “É uma alegria caminhar ao lado de um amigo, onde aprendo a todo o instante com sua liderança e proatividade, em todos os momentos”.

Em seguida, Gustavo Doria Filho reforçou sobre a importância da tecnologia, sem esquecer as conexões com as pessoas. “As novas tecnologias são ferramentas facilitadoras e já fazem parte do nosso cotidiano. Mesmo assim, continuo lembrando a todos, que não podemos esquecer da proximidade humana. Somos inteligentes, capazes e não podemos perder o contato com quem nós amamos, como a família e os amigos.

A abertura contou com a participação de Jorge Nasser, diretor-presidente da Bradesco Vida e Previdência; do superintendente da Susep, Alessandro Octaviani; do CEO da T Labs, Amin Toufani; do diretor Geral Latam da Solera, Marcelo Picolo; do diretor de Negócios Internacionais da Solera, Jaime Silvela.

Durante seu discurso, Nasser reforçou que a inteligência artificial pode auxiliar na qualidade no relacionamento com o digital e com o ser humano. “A inteligência artificial pode acelerar muito a qualidade no relacionamento com o uso digital e as pessoas na conveniência. Consultei o chat GPT e perguntei o que você não poderia substituir no relacionamento. E o site GPT trouxe uma resposta fantástica: aquilo que é o humano, a empatia, a emoção, a tolerância, a proximidade daquilo que é o entendimento da situação das pessoas e da realidade das pessoas”.

O superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, divulgou dados vitoriosos do setor de seguros. “Esse ano, o setor teve um crescimento de 13%, aproximadamente, das mais diversas formas de arrecadação. Cerca de 320 bilhões de reais, o que nos coloca com um total de provisões técnicas, aquele dinheiro todo que a Susep dia a dia tem que olhar para ver se está ali, porque é isso que garante que o segurado, no final, tenha a sua indenização paga. Estamos falando de 1,8 trilhão de reais em produções técnicas, significando cerca de 16% do PIB brasileiro. São números positivos do mercado de seguro, previdência, capitalização”.

Para Amin Toufani, CEO da T Labs, a condução do saber atrelada à tecnologia já explodiu, globalmente. “A indústria possui um forte potencial de crescimento massivo. Essa disrupção que teremos. Nos últimos anos, a expectativa de vida dobrou. A Inteligência Artificial Generativa, que não existia, agora é cinco vezes mais poderosa que em 2020. Quando falo de tecnologia exponencial, é sobre esses detalhes”.

Segundo o diretor-geral Latam da Solera, Marcelo Picolo, a missão da Solera tomou fortes investimentos no Brasil. A empresa processa mais de 23 milhões de sinistros, por ano. “Temos o desafio de sermos protagonistas no ecossistema de seguros e frotas. Quando pensamos na contribuição da Inteligência Artificial, seriam os dados, em termos de produtividade e de otimização de tempo. Essa é uma parte da contribuição da IA na indústria de seguros. O desafio da IA está no alcance da precisão. E a base desse sucesso está no alcance dos dados. Processamos mais de 23 milhões de sinistros anuais”.

O diretor de Negócios Internacionais da Solera, Jaime Silvela, explicou o conceito da Inteligência Artificial, como um recurso que gera resultados. “A IA avança muito rápido e pode ajudar ao setor de seguros. Qualquer tecnologia que imita o comportamento humano para fazer uma série de tarefas que requerem inteligência. Toda parte de soluções de problemas, ou seja, a tomada de decisões. A IA se baseia em dados, busca padrões e modelos, para fazer uma previsão”.

Durante a tarde, as seis salas simultâneas receberam diversos painéis no CQCS Insurtech & Inovação, reunindo os principais players do setor, debatendo as tendências sobre inovação em seguros no Brasil e no mundo. Os participantes tiveram uma tarde imersiva, com a oportunidade de adquirir conhecimento e networking com os palestrantes.      

Fonte: NULL

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?