A importância do envelhecimento psíquico saudável
Em artigo, a psicóloga e terapeuta Dayane Oliveira alerta que é preciso haver uma reflexão sobre os impactos da rotina profissional no processo de envelhecimento psíquico da mulher. “Quantas vezes não se faz além do pedido e do solicitado, em até horas de descanso, finais de semanas e férias? Agora, é importante pensar nas demais áreas da vida: pessoal, emocional, familiar, físico. Será que a mesma dedicação é distribuída para tais áreas?”, acentua a especialista.
Veja o texto, na íntegra, abaixo:
As práticas de cuidado em saúde sempre foi um tema necessário a ser pensado partir da globalização. Com a tecnologia cada vez mais avançada, as informações percorrem todos os continentes em frações de segundos. Tal fato teve maior enfoque no período de reclusão da pandemia onde os diários de atividades estavam em evidência nas mídias sociais e teve o aumento na discussão sobre qualidade de vida nos dias atuais.
Mas como isso pode impactar no processo de envelhecimento psíquico da mulher? No primeiro momento é importante refletir sobre o conceito de mulher de sucesso, ou como gosto de denominar, mulher multitarefa, onde atravessa a ideia de conciliar múltiplas atividades dentro de um único dia permitindo apenas um pequeno tempo para si.
Pensando em pequenas partes das multitarefas, podemos observar que dar conta de ser uma profissional renomada, já exige bastante psiquicamente, além do tempo dedicado.
Quantas vezes não se faz para além do pedido e do solicitado, em até horas de descanso, finais de semanas e férias? Agora, é importante pensar nas demais áreas da vida: pessoal, emocional, familiar, físico. Será que a mesma dedicação é distribuída para tais áreas?
Ao pensar nisso, podemos retornar a nossa temática principal e pensar em como o envelhecimento psíquico interfere na saúde física e mental da mulher.
Como sabemos, o processo de envelhecer é cronológico. No entanto, a estrutura temporal pode não necessariamente estar alinhado com a estrutura mental e é justamente quando há este desajuste que a vida ativa, feliz e independente perde sua referência de plenitude do sentido e qualidade de vida.
Um envelhecimento psíquico saudável acontece não no futuro, mas nas práticas diárias do presente onde, constitui-se, indiscutivelmente no descansar, no autocuidado, nas reformulações necessárias das atividades e demandas, no praticar o tempo de qualidade de vida para dar atenção a si e as práticas que deseja.
Não foi à toa que na pandemia foi despertado o desejo de conhecer e se reconectar com novos hábitos ou até mesmo com aqueles já deixados de lado.
A diferença entre tal período e o atual é como a organização cronológica se dá. Portanto, pensar hoje em como ter maior qualidade de vida está totalmente relacionado ao processo futuro de envelhecimento.
Afinal, o corpo reage aos estímulos da mente e também o quanto dispomos de cuidado para com ele. A singularidade da vida torna-se mais exuberante quando se avaliam as estruturas, biológica e psíquica, associadas ao contexto familiar e social, ou seja, a integralidade de cada pessoa.
Logo, o processo de envelhecimento se torna exclusivamente individual, variável, onde conquista-se dia após dia, desde a infância.
O envelhecimento saudável é consequência de uma vida bem-sucedida em todas as dimensões.
Fonte: NULL
