Evento discute crescimento profissional da mulher no setor de seguros
No dia 8 de março foi ao ar uma edição especial do CQCS Mulher , em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. As convidadas foram: Elisabete Prado, presidente da Delphos, Marcele Ramos, CEO América Latina da Coface; Patricia Chacon, CEO da Liberty Seguros e Erika Medici, CEO da AXA que conversaram com as jornalistas Alícia Ribeiro e Carla Boaventura.
O programa foi transmitido pela TV CQCS, via canal no Youtube. Para Erika Medici, o mercado avançou no sentido de oportunidades para mulheres, já que cada vez mais é possível vê-las ocupando cargos de liderança.
Para ela, isso é fruto de algumas ações, como o entendimento de que a diversidade é positiva tanto para a companhia quanto para o cliente. É preciso também planejamento e execução. Cada vez mais vejo políticas estruturadas dentro das companhias para que alcancemos a paridade de gênero. Além disso, cada vez mais as mulheres trazem voz para suas ambições, analisou.
Elisabete contou sobre sua origem humilde em uma pequena cidade do interior de São Paulo para mostrar que os resultados alcançados durante sua trajetória profissional são frutos da sua persistência. Tudo é possível quando as pessoas realmente querem. Ao vir para a capital, tive que enfrentar um mundo muito diferente daquele que eu conhecia. Fiz carreira na Delphos, quando os especialistas em Recursos Humanos não recomendavam ter muita longevidade numa única empresa. Contrariamente às teorias, permaneci por quatro décadas na empresa. Ao invés de optar por novos desafios externos, fiz esse movimento dentro do mesmo ambiente de trabalho, conhecendo a empresa por inteiro e aprendendo sobre cada um dos seus diferentes negócios, sempre buscando informações com os especialistas de cada área, e honrando os seus ensinamentos. E foi assim que conquistei o meu lugar e o respeito das pessoas com as quais eu trabalho, comentou.
Patrícia considera que a combinação de propósito com paixão e persistência é o que dá certo. A vida não é sorte. A vida é a gente trabalhar duro pelas oportunidades e quando elas forem encontradas a gente consegue avançar, disse. Ela disse que sempre teve apoio em casa. Saí do Equador aos 17 anos e fui para os Estados Unidos fazer faculdade de economia e mestrado. O esforço de se dedicar e ser persistente faz toda a diferença. No mercado de seguros, encontrei o meu propósito, disse.
Em 2011 Marcele Lemos, da Coface, era a única mulher a ocupar um cargo de CEO dentro do mercado de seguros. Hoje, fico feliz de olhar pro lado e ver que isso mudou. Conseguimos ver uma grande mudança no mercado segurador, que antes era muito masculino, e as mulheres, que sempre foram muito presentes, mas não em posição estratégica, foram ganhando espaço e ocupando cadeiras em postos de destaque, disse. Para ela, entidades que destacam o papel das mulheres são necessárias.
Acho que o papel é importante porque o mercado segurador ainda carece de mulheres em posições estratégicas e as associações têm o papel de empoderar mulheres mostrando aquelas que ocupam cargos importantes. Isso é dividido com todas as mulheres para encorajar e mostrar que todo mundo é capaz e pode, sinalizou.
Marcele disse ainda que sempre perguntam se ela não teve medo de assumir a presidência da Coface aos 34 anos. Sempre confiei em mim e trabalhei muito. Cheguei nessa posição que estou hoje com muito trabalho e, por ser mulher, tive que trabalhar muito para chegar nessa cadeira, sentenciou.
O CQCS Mulher Especial faz parte das comemorações que o CQCS faz para marcar o dia internacional das mulheres, no dia 8 de março.
Fonte: NULL