EconomiaNotícias

BC: sistema financeiro está preparado para ‘tensões geopolíticas’

O Banco Central (BC) avaliou nesta quinta-feira (24) que o sistema financeiro nacional está “preparado” para enfrentar eventuais riscos causados pelas “tensões geopolíticas internacionais”, como os ataques feitos pela Rússia à Ucrânia. Rússia x Ucrânia: entenda o conflito;

A avaliação consta em comunicado do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) do BC, que se reuniu nesta quinta-feira (24).

Para o Comef, o nível de exposição do sistema financeiro do Brasil aos efeitos do conflito é “baixo” e o maior risco seria uma eventual disparada do dólar, que poderia “contaminar” os ativos locais.

No entanto, o comitê considerou que hoje a dependência dos bancos nacionais de financiamento externo é reduzida, de forma que a exposição às variações no dólar também seria baixa. “O comitê está atento à evolução recente do cenário internacional e segue preparado para atuar, minimizando eventual contaminação desproporcional sobre os preços”, afirma em nota.

O Comef avaliou também que as instituições financeiras têm feito provisões em nível adequado. Essas reservas em dinheiro são importantes para os bancos terem recursos suficientes para fazer empréstimos. Neste sentido, o comitê monitora a disponibilidade de crédito no mercado para evitar uma situação de escassez, o que tornaria os empréstimos e financiamentos mais caros.  

Fonte: NULL

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?