Mercado de SegurosNotícias

5G deve gerar impacto significativo no mercado de seguros

Mesmo que os smartphones sejam cada vez mais presentes na vida da maior parte dos brasileiros, a cobertura de internet móvel muitas vezes deixa a desejar. No entanto, a chegada do 5G deve mudar este cenário e, claro, impactar diretamente o mercado de seguros. “A velocidade da internet nos permitirá agilidade nos principais processos de análise de risco, emissão de apólices, liquidação de sinistros e tomadas de decisões mais ágeis e assertivas envolvendo toda cadeia de valor e ecossistema de seguros. Estamos falando de ganhos em escala, até então incalculáveis. Todo esse processo permitirá ainda maior abertura para novos players, novos parceiros, aumento da competitividade e concorrência; surgimento de novas coberturas, modalidades, segmentos de Negócio”, destacou o VP de Operações e Tecnologia SulAmérica, Marco Antunes.

O executivo acredita que as soluções existentes serão potencializadas devido à velocidade dez vezes superior da tecnologia. “A seguradora poderá estabelecer uma conectividade com o uso de bens, equipamentos, exames laboratoriais, hospitais, monitoramento remoto de pacientes (smartwatch e outros dispositivos) e administração de medicamentos, por exemplo (programas de bem-estar e saúde). Deixaremos de ser preditivos para nos tornarmos prescritivos”, aponta.

A melhor qualidade do serviço de internet também permitirá a potencialização de estudos e soluções digitais existentes, além de expandir ainda mais o uso de dados qualificados. Com mais velocidade e facilidade de transmissão de dados, o usuário pode ficar receoso quando a proteção de suas informações.

No entanto, de acordo com Antunes, as inovações no quesito proteção de dados devem andar junto com os avanços. “Todo o volume de dados gerados exigirá grande investimento e foco a fim de se evitar qualquer exposição a riscos. A velocidade da resposta e a capacidade de interação tornará o segurado cada vez mais seguro em suas escolhas e na relação com seu corretor e sua seguradora, Ele estará mais autônomo em suas ações e decisões”, apontou.

O 5G permitirá uma melhor contratação do seguro de auto, por exemplo, com a contratação on demand por utilização, de acordo com a mobilidade, permitindo também a automação das residências para o seguro residencial.

A iniciativa será capaz de trazer também melhorias na comunicação e na capacidade de conexão, no uso de sensores e dispositivos, permitindo a criação de um ecossistema de aplicações que vai facilitar o dia a dia do segurado e de todos os interlocutores em sua jornada. “Com isso, sem dúvida, será possível proporcionar uma experiência cada vez mais digital, sem perder o cuidado e a qualidade no atendimento. A maior percepção será, sobretudo, no momento do pagamento do sinistro. Com a rede 5G, a transmissão de fotos, vídeos e documentos pelo smartphone, computador ou tablet será ainda mais ágil (esta é uma ferramenta cada vez mais utilizada na seguradora)”, concluiu.  

Fonte: NULL

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?