Dia do Orgulho LGBTQIA+: hora de reflexão e mobilização
Criada há três anos com a missão de defender a diversidade e a inclusão e contribuir para um mundo mais justo e harmonioso, a SOU SEGURA convoca a todos e todas para uma reflexão neste 28 de junho, data em que o mundo celebra o “Dia do Orgulho LGBTQIA+”.
Jamais conseguiremos ser uma sociedade justa e progredirmos como seres humanos sem respeito à orientação sexual e a identidade de gênero de cada pessoa. Então, diga “não” aos atos de discriminação e à homofobia!
A SOU SEGURA manifesta ainda total apoio e sua adesão automática a quaisquer movimentos que busquem maior diversidade dentro das empresas, para que se possa deixar definitivamente no passado o preconceito, a intolerância e a rejeição em razão do gênero, raça, deficiência ou religião.
Um ambiente corporativo mais acolhedor, aberto e transparente, tendo como base a pluralidade, é indispensável e traz respostas positivas para todos e todas, inclusive para as empresas.
DATA. O “Dia do Orgulho LGBTQIA+” foi escolhido em decorrência dos fatos registrados em 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, em Nova York, ponto de encontro de gays, lésbicas, travestis, trans e drag queens em um momento em que espaços abertos para a comunidade não existiam.
Naquele dia, como fazia costumeiramente, a polícia invadiu o estabelecimento para prender os clientes. Contudo, desta vez, inconformada e indignada com a truculência policial, uma multidão começou a se aglomerar ao redor do bar para impedir o deslocamento dos detidos.
O confronto foi o estopim para outros protestos na cidade nas noites seguintes. No ano seguinte, a comunidade LGBTQ+ local realizou nesta data a primeira parada gay do mundo. A partir daí, outros eventos se inspiraram e surgiram em outras cidades ao redor do mundo.
Feliz “Dia do Orgulho LGBTQIA+”!
Fonte: NULL