Evento discute a emissão de dívidas subordinadas
Seguindo o que parece ter se tornado tradição, a Susep promoveu, na manhã desta quarta, dia 3, mais um webinar para discutir a emissão de dívidas subordinadas. Foram apresentadas as propostas da autarquia para a consulta pública que permanece aberta para sugestões até o dia 14 de setembro.
Solange Vieira, superintendente da Susep ressaltou que a autarquia quer continuar a desregulamentar o setor para trazer mais liberdade. “É um conjunto de mudanças e estamos vindo por ramos de negócios de seguro”, disse.
Ela ressaltou que é por meio do registro de operações que a Susep consegue fazer uma regulação mais adequada. Participaram do webinar o coordenador-geral de regulação prudencial, César Neves e o diretor Vinícius Brandi.
César fez uma apresentação técnica e explicou algumas das propostas como, por exemplo, a de que a seguradora poderia emitir uma dívida no passivo e os ativos entram nos fluxos de caixa da operação. “Esse fluxo contábil da dívida tem que entrar no cálculo do risco de mercado”, explicou.
Brandi ressaltou que a Susep vem mantendo conversas com reguladores como Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários e reguladores internacionais. “Buscamos a harmonização para que o mercado fique seguro e tenha subsídio para consulta pública”, ressaltou.
Os técnicos responderam perguntas dos participantes que acompanhavam o webinar. Uma delas, Solange Vieira disse esperar que grandes riscos entre esse ano. “Depende da consulta pública”, disse ela que espera ter o assunto resolvido ainda esse ano.
Vinícius Brandi disse ainda que vários assuntos estão em discussão nas áreas técnicas. “Muita coisa de flexibilizar e temos também projeto que busca discutir aspectos e regras de liquidez. Estamos fazendo um estudo internacional para saber como o assunto é tratado”, afirmou.
Ao final Solange Vieira alertou que novas consultas públicas serão abertas e a autarquia vai fazer outros webinars para ouvir o mercado.
Fonte: NULL