Setor de seguros fatura R$ 220,6 bilhões em 10 meses
A Agência Brasil destaca que a receita do setor de seguros cresceu, no acumulado janeiro a outubro, 12,6%, com faturamento de R$ 220,6 bilhões, excluindo a saúde suplementar e o seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores Terrestres (Dpvat). De novembro de 2018 e outubro de 2019, a expansão foi de 10,3%.
O presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), Márcio Coriolano, disse hoje (19), durante encontro nacional das seguradoras, que os meses de novembro e dezembro, historicamente, são característicos de um crescimento maior do seguro Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), que, até outubro, registraram alta de 18,7%, o que fez com que a expansão do setor este ano ultrapassasse os dois dígitos.
“Uma base maior de pessoas está comprando planos VGBL. Há, sim, um efeito da aprovação da reforma da Previdência”, admitiu.
De acordo com Marcio Coriolano, o crescimento do mercado segurador brasileiro este ano, como ocorreu em 2018, não foi homogêneo. O setor de seguros automotivos cresceu apenas 0,41%, até outubro, devido à produção menor de automóveis, à queda da renda média do trabalhador, ao aumento do transporte de aplicativos ou “uberização”, entre outros fatores. Já os seguros de danos e responsabilidades, que incluem automóveis, cresceram 5,4% em dez meses.
Fonte: NULL