NotíciasPrevidência

Veja quem são os expoentes da reforma

Após quase cinco meses de tramitação, a reforma da Previdência teve expoentes positivos e negativos que ganharam e perderam capital político. 

O PSDB, que indicou o relator na Câmara e no Senado, é o partido inseriu seu DNA na proposta, apesar de não ter conseguido incluir estados e municípios no texto da Câmara.

A alteração será feita pelo tucano, senador Tasso Jereissati. Esse papel no debate da proposta, tanto na Câmara quanto no Senado, pode virar trunfo eleitoral para a legenda.

Os partidos de oposição adotaram postura de rejeição à reforma e serão marcados por isso, mas poderão ainda sofrer mais um desgaste caso determinem o expurgo de deputados que votaram a favor das novas regras para a aposentadoria.

A equipe econômica, apesar dos atritos protagonizados com o Congresso no percurso, pode comemorar um texto com alívio fiscal melhor do que se imaginava no começo da tramitação e considerando as dificuldades da articulação política.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, conseguiu um trunfo para estabelecer novas bases de negociação com o governo, que ainda está com alta popularidade e tem ditado o ritmo de concessões que fará aos parlamentares.

O presidente Jair Bolsonaro esticou o quanto pôde a corda da articulação política e quase não sofreu desgaste para aprovar a reforma.

Ele teve que usar os instrumentos tradicionais da política para atrair todos os votos necessários, com a distribuição de cerca de R$ 3 bilhões em emendas e aceitar indicações políticas dos deputados.

Apesar disso, conseguiu conter a insatisfação dos servidores da segurança pública negociando regras mais brandas para policiais federais e rodoviários federais.

Fonte: NULL

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?