OMC: Comércio global segue desacelerando
O comércio mundial continua a desacelerar neste primeiro trimestre e as exportações de países emergentes podem começar a cair por volta do meio do ano, em meio à persistente tensão entre os Estados Unidos e a China, as duas maiores economias do mundo.
Em seu Indicador sobre as Perspectivas do Comércio Internacional, a Organização Mundial do Comércio (OMC) mostra tendências particularmente negativas para as exportações e importações.
Pelo indicador, um resultado maior que 100 aponta crescimento do comércio acima da tendência de médio prazo e abaixo de 100 mostra tendência de contração. O resultado publicado aponta para 96,3 pontos, o mais fraco desde março de 2010.0 sinal é vermelho em cinco dos seis componentes do indicador da OMC: encomenda de exportações (95,3), cargas aéreas (96,8), produção e vendas de automóveis (92,5), componentes eletrônicos (88,7), e produtos agrícolas (94,3).
Todos apresentam tendência de banca no primeiro trimestre. Somente o componente de transporte de contêineres permanece acima da tendência, com 100,3. Para a OMC, esse quadro ilustra a importância de se reduzir as tensões comerciais a fim de evitar uma desaceleração mais ampla do comércio internacional.
Fonte: valor econômico