Texto-base da proposta de reforma já está com Paulo Guedes
O texto-base da proposta de reforma da Previdência Social já está nas mãos do ministro da Economia, Paulo Guedes, e poderá ser entregue para avaliação do presidente Jair Bolsonaro ainda nesta semana – a depender da alta médica que está sendo esperada, como informa o Valor Econômico.
“Duas ou três versões”, como já dito por Guedes, devem ser apresentadas para que Bolsonaro decida sobre pontos cruciais do texto, como a idade mínima e se haverá diferenciação entre homens e mulheres. A minuta da proposta, vazada na semana passada, previa uma idade mínima de 65 anos para homens e mulheres.
Porém, Bolsonaro já defendeu a fixação de uma idade de 62 anos para homens e 57 anos para mulheres. Todos os cenários seriam avaliados para que a economia para os cofres públicos chegue a R$ 1 trilhão. “Sob determinação do presidente é um projeto que reúne justiça, equidade e impacto fiscal que permita o País voltar a crescer”, resumiu o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, após entregar o texto-base da reforma ao ministro. A expectativa é de que o texto seja apresentado ao Congresso Nacional entre os dias 19 e 20 de fevereiro. Integrantes da equipe econômica e políticos repetem que é preciso aprovar a reforma o mais rápido possível. A medida é vista como fundamental para dar sustentabilidade às contas públicas no médio e longo prazos.
Fonte: Valor