PIB teve uma alta de 1%, após dois anos consecutivos de retração
Em 2017, o PIB teve uma alta de 1%, após dois anos consecutivos de retração e, no primeiro trimestre deste ano, avançou 0,4% contra os três meses anteriores, sustentado principalmente pela agropecuária.
Segundo o índice do BC, a economia brasileira encolheu 0,99% no 2º trimestre a maior queda desde o primeiro trimestre de 2016 (-1,51%).
O IBC-Br costuma ser chamado de “prévia do PIB”, mas utiliza um cálculo um pouco diferente do usado no PIB e nem sempre mostra proximidade com os dados oficiais divulgados pelo IBGE.
O índice do Banco Central é calculado a partir de outros indicadores econômicos setoriais, de agricultura, indústria, comércio e serviços acrescido de impostos. Já o PIB é a soma dos bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.
No 1º trimestre, o indicador do BC apontou uma retração de 0,13% na economia, enquanto o PIB oficial cresceu 0,4%, segundo o IBGE. Na revisão divulgada pelo Banco Central, o IBC-BR teve expansão de 0,2% nos três primeiros meses de 2018).
Fonte: CNC