EconomiaNotícias

BC firma parceria para ter acesso a cadastro de programas sociais

O Banco Central firmou uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social para ter acesso aos dados do Cadastro Único de programas sociais do governo, informou nesta segunda-feira (21) o diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania da instituição, Isaac Sidney Menezes Ferreira. O BC promove hoje o II Fórum de Cidadania Financeira, em Brasília.

De acordo com Ferreira, o objetivo da parceria é avaliar o processo de exclusão financeira da população do país e como estimular, de forma correta, o acesso a instrumentos financeiros para esses cidadãos, para trazer benefícios.

Atualmente, de acordo com informações do governo, mais de 27 milhões de famílias estão inscritas no Cadastro Único de programas sociais. Podem se cadastrar aquelas com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social. O sistema é porta de entrada para 20 políticas públicas.

O diretor do Banco Central informou ainda que a instituição também está oferecendo, em sua página na internet, um ranking que traz o custo das operações de câmbio – com o objetivo de ajudar o cidadão a escolher uma instituição financeira de sua conveniência para comprar moeda estrangeira.

“Não somos o Banco Central apenas do Copom [Comitê de Política Monetária, colegiado que fixa a taxa básica de juros da economia, atualment em 14% ao ano]. Somos o Banco Central que também se preocupa com o bem estar financeiro do cidadão”, acrescentou Isaac Sidney Menezes Ferreira, diretor do BC.

Fonte: O Globo

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?