Seguradores admitem discutir comissão mínima
No XVII CONEC, realizado pelo Sincor-SP, em São Paulo, o estabelecimento de um percentual mínimo de comissão de corretagem foi um dos temas abordados no painel O Futuro da Corretagem de Seguros, que reuniu os principais executivos das maiores seguradoras do Brasil, na manhã de sexta-feira (07 de outubro). Muitas companhias já adotaram um comissão referencial, na maioria dos casos, em torno de 10%. Sabemos que o corretor quer 15% ou 20%. Podemos discutir essa questão, inclusive no grupo de trabalho intersindical já criado pelo SindSeg-SP e o Sincor-SP, afirmou o presidente da Sompo Seguros, Francisco Vidigal Filho.
Já o presidente da SulAmérica, Gabriel Portella, disse que o assunto precisa ser amplamente discutido. As margens estão caindo. E quem paga a comissão é o segurado. Então, se vamos combinar algo, precisamos ver qual a capacidade do cliente para pagar, alertou.
Na avaliação de Portella, independentemente dessa discussão, o corretor deve também investir na possibilidade de ganhar mais com a comercialização de produtos diferentes para o mesmo cliente.
Fonte: CQCS