Três substituições ao dia para uma vida melhor
Manter uma vida saudável não é tarefa fácil, dietas malucas e sem acompanhamento ou ficar muito tempo sem se alimentar podem até reduzir medidas no manequim, mas a mágica acaba em pouco tempo e ainda trará consequências. Mas para quem tem preguiça daquela famosa expressão reeducação alimentar, existem pequenas e fáceis atitudes que já podem fazer uma enorme diferença no seu dia a dia.
A especialista em cozinha saudável, editora do site Panela&Tênis, e vencedora do Jogo de panelas do programa Mais Você, Giovanna Vilela, ensina que a simples mudança de alguns hábitos, pode ajudar no processo. Substituir alimentos corriqueiros por opções mais leves traz melhorias para o corpo de uma forma geral, sem muito trabalho, afirma Giovanna.
Três substituições nas três refeições do dia para uma vida melhor:
Café da manhã: Troque o pão francês por tapioca.
Além de não ter glúten, a tapioca é rica em nutrientes e claro, super saborosa. O glúten encontrado nas farinhas brancas transforma-se em cola no intestino, explica a especialista. E pode ter recheio! Tapioca fica uma delícia com geléia, queijo branco, frutas, peito de peru…
Almoço: Substitua a fritura por assado. Batata frita por batata assada. O arroz branco por integral – que tem mais fibras. A sobremesa pode ser doce, como doce de pêssego em calda.
Lanche entre refeições: Coloque uma fruta entre as refeições. Um lanche entre as principais refeições faz com que a pessoa não chegue desesperada de fome na hora do almoço ou jantar. Melhor ainda se acrescentar uma castanha e uma colher de semente de chia (a chia incha e dá sensação se saciedade, isso além de todos os benefícios e nutrientes).
Jantar: Trocar o molho industrializado (com conservantes) de tomate por molho à base de legumes feito em casa, pode variar usando abobrinha ou abóbora. Dica infalível: comer salada 20 minutos antes do jantar irá ajudar na sensação de saciedade, aqui vale colocar novamente uma colher de chia. O organismo demora 20 minutos para levar ao cérebro o aviso de que estamos saciados, desta forma comemos menos e dormimos melhor, finaliza Giovanna.
Sobre Giovanna Vilela
Artista plástica, estudou psicologia e literatura, Giovanna Vilela sempre amou a cozinha. Por ter passado grande parte da infância na fazenda familiar, o contato com a natureza e os alimentos orgânicos são velhos conhecidos dessa paulistana que sempre teve sede de novidade. Em Nova York, comandou a cozinha do restaurante Brasil no West Village, onde já dava seu toque saudável em comidas baianas reduzindo a gordura dos pratos. Mais tarde foi morar na Europa, onde se apaixonou pela gastronomia mediterrânea. De volta ao Brasil mergulhou no mundo da literatura, publicou um livro e começou a correr. Da comida e da corrida surgiu o Panela e Tênis, site de sucesso. Giovanna acaba de vencer o Jogo de Panelas do programa Mais Você, da rede Globo.
Fonte: Segs.com.br