Mercado de SegurosNotícias

Governo e Anfavea decidem na terça sobre obrigatoriedade de airbag e freio ABS

O eventual adiamento da exigência para que as montadoras instalem freios ABS e airbag em todos os veículos fabricados no País a partir de 2014 será decidido na terça-feira, em Brasília, informou o Ministério da Fazenda. Na data, ocorrerá uma reunião em Brasília entre o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para definir a questão.
Sobre a mesa de negociação está a possibilidade de escalonamento da regra. Hoje 60% dos veículos que saem das fábricas têm que ter instalados airbag e freios ABS. O percentual subiria para 100% em 2014, segundo a norma estabelecida em 2009. Isso atingiria modelos como Kombi e Gol G4, da Volkswagen; e Mille, da Fiat, segundo a consultoria Jato Dynamics.
De acordo com o Ministério da Fazenda, uma das possibilidade é estabelecer uma obrigatoriedade intermediária de 80% para que os fabricantes tenham tempo maior para fazer adaptações nas fábricas, de forma a afastar risco de demissão de trabalhadores pela desativação de algumas linhas de montagem.
Outra possibilidade, conforme informou o ministério é a redução do Imposto de Importação (II) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incidem sobre os equipamentos de segurança como freio ABS e airbag.
Mantega já havia afirmado esta semana que o assunto seria discutido com as montadoras na próxima terça-feira. Na ocasião, o ministro afirmou que o custo dos equipamentos eleva o preço do carro entre R$ 1.000 e R$ 1.500.

Fonte: Terra

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?