Mercado de SegurosNotícias

6º Seminário

Seminário promovido pela APTS e pelo o Instituto Roncarati coloca em debate as principais questões que podem mudar radicalmente a atividade de seguros, desde já.
Dirigentes de companhias de seguros, de resseguradoras e corretoras de resseguros estarão reunidos com ministros e desembargadores do Judiciário brasileiro para debaterem “O Novo Cenário” do setor de seguros, durante o 6º Seminário Ética e Transparência na Atividade Seguradora, que será realizado dia 29 de maio, no Novotel Jaraguá, na capital paulista.
Os temas programados indicam a dimensão dos desafios desse cenário. A começar pelas inúmeras indagações em relação ao funcionamento do mercado de seguros ao longo do processo de abertura do resseguro. Como será normatizada a abertura? Qual será o desenho do capital das resseguradoras locais? Susep e IRB: qual o papel de ambos nesse processo? Estas e outras questões darão o tom das discussões durante o seminário.
Para além das conseqüências da abertura do resseguro, outros assuntos cruciais para o futuro da atividade também serão apresentados por especialistas. Esse é o caso das perspectivas para o crescimento dos seguros de massa em, num outro extremo, das mudanças previstas no segmento de grandes riscos. Igualmente importante no novo cenário é a relação do seguro com o Judiciário. A questão é saber qual o impacto na atividade das sentenças judiciais que obrigam o pagamento de sinistros?
Reunidos num painel, representantes do Judiciário serão questionados a respeito da recente jurisprudência criada a partir da interpretação de juízes embasadas no Código de Defesa do Consumidor e no Código Civil, que apresentam pontos de vista mais afinados com o ‘socialmente correto’. Eles também abordarão como a ética nos negócios pode influenciar na interpretação dos magistrados.
Como tradicionalmente ocorre desde a primeira edição, o 6º Seminário Ética e Transparência na Atividade Seguradora, promovido pela APTS e pelo Instituto Roncarati, também será realizada durante o período da manhã, entre 8h30 e 13h30, com um intervalo para coffee-break e um brunch ao final. O Novo Cenário, tema central, será dividido em três painéis: Embasamento Legal; O processo de abertura do resseguro; e Funcionamento do mercado no novo cenário.
Além do coordenador do evento, Antonio Penteado Mendonça, participarão dos debates, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Enrique Ricardo Lewandowski, o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini, o superintendente da Susep, René Garcia, o consultor em estratégia de seguros e resseguros da Unibanco AIG, César Saad, o presidente da Guy Carpenter do Brasil, Jorge Caminha, o diretor da Itaú XL, Jacques Bergman, e o diretor da Bradesco Auto/RE, Marco Antonio Gonçalves.

Fonte: Rtjsa

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?