30 categorias sinalizam adesão à greve geral
Mais de 30 categorias em 20 estados brasileiros já sinalizaram que vão cruzar os braços amanhã. A paralisação, convocada pelas centrais sindicais, é um protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência, que tramitam na Câmara dos Deputados. Entre as categorias que aderiram ao movimento estão os metroviários, professores, rodoviários e bancários.
Os aeroviários também vão parar nos principais aeroportos do país. A decisão inclui funcionários que trabalham no solo, nos serviços de check-in e de bagagens, de acordo com o Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA). Os aeronautas também ameaçam paralisar os voos para Brasília na próxima semana para atrapalhar as votações no Congresso, mas se reunirão nesta tarde para decidir sobre a greve de amanhã. A Gol e a Latam comunicaram aos clientes que quem tem voo marcado para amanhã pode antecipar ou postergar a viagem sem custos. A Azul Linhas Aéreas e a Avianca não responderam às solicitações.
Os sindicatos de metroviários e rodoviários de diversos estados brasileiros já confirmaram apoio ao movimento. O secretário da imprensa da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro), Alex Santana, acredita que mais de 10 milhões de trabalhadores paralisem as atividades da 0h às 24h de sexta.
De acordo com o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), 57 mil trabalhadores das filiadas vão parar, incluindo funcionários de institutos federais e escolas militares. O comércio deverá funcionar normalmente, de acordo com posicionamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
O Ministério do Planejamento não quis se pronunciar sobre o corte de ponto dos funcionários que aderirem ao movimento, mas citou que “já existe uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF)” favorável ao corte do dia parado. O Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou nota, no site, em que destaca que “a greve é um direito fundamental assegurado pela Constituição Federal”.
Fonte: Correio Braziliense