2ª Edição do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga é Lançada Nesta Terça-Feira
No ano da Rio+20 e do lançamento dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros, o mercado segurador mostra iniciativas do setor para proteger o planeta. Tanto que a 2ª edição do Prêmio de Inovação em Seguros Antonio Carlos de Almeida Braga 2012, criado pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), será lançada no Rio de Janeiro amanhã, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi especialmente escolhida porque, este ano, o foco da premiação será a Sustentabilidade. Ou seja, o ano de 2012, marcado pela realização da Rio+20, também é o ano da Sustentabilidade para o mercado segurador, levando em conta a relação direta da atividade seguradora com o desenvolvimento sustentável, uma vez que atua na prevenção e no gerenciamento de riscos.
Não é por acaso que, desde 2009, a CNseg é signatária do Protocolo do Seguro Verde, convênio firmado com Ministério do Meio Ambiente para a participação do setor na defesa de atitudes que levem em conta a proteção do planeta. Essa atenção voltada para a questão da sustentabilidade é uma realidade para o setor de seguros. Algumas seguradoras já utilizam nas suas tomadas de decisão os princípios do Protocolo.
Também em junho o Brasil será sede do 48.º Seminário Anual da IIS (International Insurance Society), que reunirá profissionais e executivos do setor de seguros, representantes de órgãos reguladores e especialistas de instituições de ensino de todo o mundo, para debater sobre sustentabilidade e inovação em mercados emergentes. Na oportunidade, serão lançados os Princípios para o Desenvolvimento Sustentável de Seguros, uma iniciativa de seguradores internacionais membros do UNEP FI (United Nations Environment Programme Financial Initiative, órgão ligado a ONU).
Práticas Sustentáveis. A 2ª edição do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros vai premiar as iniciativas do setor voltadas para a sustentabilidade, onde serão observadas questões ambientais, sociais e de governança (ASG) que sejam relevantes para o negócio de seguros.
De acordo com o presidente da CNseg, Jorge Hilário Gouvêa Vieira, o mercado segurador deve utilizar sua experiência em neutralizar e mensurar riscos para alertar a sociedade sobre as atuais mudanças ambientais que afetam o planeta. Podemos ser preciosos disseminadores de informações e novas práticas. Esse é o grande foco da segunda edição do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga, mostrar à sociedade que não estamos apenas testemunhando a maior crise ambiental da história da humanidade, estamos agindo e pensando nas novas gerações.
Fonte: CNSEG