EmpregoNotícias

19% dos empregados foram contratados por intermediários

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, em 2015, havia no Brasil 9,8 milhões de empregados no setor privado que foram contratados de forma indireta. Este número corresponde a 18,9% do total de 51,7 milhões de empregados no país naquele ano – incluindo os trabalhadores domésticos.

Dentre os trabalhadores contratados de forma intermediária, 64,7% tiveram intermédio de pessoa física, enquanto para 30,4% a intermediação foi feita por empresas intermediárias. O IBGE destacou que a forma intermediária de contratação não configura terceirização trabalhista.

“A terceirização pode estar incluída neste dado, mas não o define. Nós não investigamos o vínculo trabalhista. Foi perguntado ao entrevistado se ele foi contratado de forma direta ou indireta. Então, essa pesquisa não tem elementos suficientes para identificar a terceirização”, destacou Cimar Azeredo, coordenador da pesquisa.

Segundo o pesquisador, um trabalhador que foi direcionado a uma vaga de emprego por meio de uma agência, por exemplo, teve a contratação feita de forma intermediária e não terceirizada.

Construção lidera contratação intermediária

O setor de construção era o que mais contratava de forma intermediária. Dos cerca de 4 milhões de trabalhadores do setor, 28,3% foram contratados por intermédio de terceiros. O setor de serviços, que respondia por 48,1% do total de empregados do setor privado, era o segundo com maior percentual de contratação indireta (20,6%).

A indústria, que tinha um contingente de 8,3 milhões de trabalhadores (16,1% do total de empregados do setor privado), aparecia em terceira posição quanto ao número de contratações intermediárias (17,9%). Já dentre os 10,7 milhões de empregados do setor de comércio e reparação (20,8% dos trabalhadores do setor privado), 16,9% tinham contrato intermediado.

No setor agrícola, com contingente de 3,6 milhões de trabalhadores (7,1% do total de empregados do país), apenas 5,1% eram contratados de forma intermediária.

Fonte: O Globo

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?