18º Conec: ministro do STF defende estabilidade democrática
O Ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso foi uma das grandes atrações do segundo dia do 18º Congresso de Corretores de Seguros (Conec). Ele falou ao público sobre o atual cenário político e econômico do País e pontuou alguns dos principais avanços dos últimos 30 anos, durante o painel Visão de futuro para um Brasil melhor, que também contou com Jayme Brasil Garfinkel (Presidente do Conselho de Administração da Porto Seguro), Marcos Abarca (1º secretário do Sincor-SP) e mediação do advogado Antonio Penteado Mendonça, que definiu o jurista como um dos melhores palestrantes deste País.
Com muito bom humor, Barroso arrancou risadas e aplausos da plateia do 18º Conec em diversos momentos de sua palestra, na qual abordou passado, presente e futuro. Estamos vivendo um momento muito especial, um momento de refundação do Brasil. Penso que, passada a tempestade, o Brasil vai voltar a bombar e existe um grande espaço para o mercado de seguros, enfatizou.
Para o Ministro do STF, a turbulência dos últimos anos ajudou a transformar os brasileiros. O nosso padrão de exigência aumentou muito. Queremos mais, um País maior e melhor. Estamos começando um País maior e melhor, disse.
Barroso disse ser contra a convocação de uma nova Assembleia Nacional Constituinte, o que, segundo o magistrado, promoveria uma grande instabilidade institucional. Na visão do Ministro do STF, o Brasil obteve grandes conquistas nos últimos 30 anos e passa por um momento de reafirmação da estabilidade democrática. Em uma geração derrotamos a ditadura, a hiperinflação e obtivemos diversas vitórias. Foram muitas conquistas nos últimos 30 anos, mas ainda precisamos de reformas estruturais significativas, analisou, ressaltando: Abalos institucionais fazem mal para os negócios, e portanto devem ser evitadas.
Ao final da palestra, os milhares de profissionais do mercado segurador presentes na plenária levantaram para aplaudir o palestrante.
Fonte: CQCS